O Quadril no Futebol

Garrincha
A articulação do quadril é o encaixe da cabeça do fêmur (osso grande da coxa) dentro do acetábulo (parte do osso da bacia). Existe uma cápsula que envolve este encaixe dividindo o quadril em duas áreas: articular (contém cartilagem, labrum) e extra-articular (contém músculos, tendões, bursas, nervos).
O futebol é um esporte bastante intenso para o quadril, com movimentos potentes que envolvem impacto (saltos) e grandes amplitudes de movimento articular. Basicamente podem acontecer lesões articulares ou extra-articulares.
A principal lesão articular relacionada ao futebol é o impacto fêmoro-acetabular, um contato anormal entre a cabeça do fêmur e o acetábulo, que pode causar um desgaste do quadril (lesão de cartilagem com osteoartrose), e futuramente pode ser necessária a cirurgia de prótese. Geralmente a dor aparece de forma insidiosa, crônica, com piora ao longo do tempo, e se manifesta principalmente na virilha.
Quanto à parte extra-articular, a principal lesão relacionada ao futebol é a muscular. A lesão pode ocorrer em diversas regiões:
- Região posterior: é comum a lesão dos músculos ísquiotibiais, ocorrendo estiramento no movimento do chute (flexão do quadril e extensão do joelho);
- Região medial ou interna: lesão dos músculos adutores (pubalgia)
- Região anterior: lesão do músculo íleopsoas
- Região lateral: lesão do músculo tensor da fáscia lata
Geralmente são lesões agudas, com dor na região correspondente ao músculo, impotência funcional, hematoma, e perda da continuidade muscular.
Assim, qualquer pessoa que pratique futebol e tenha uma dor na região do quadril deve procurar um especialista, para um correto diagnóstico e adequado tratamento.
Referências:
Ekstrand J et al. Epidemiology of muscle injuries in professional football (soccer). Am J Sports Med, 2011, 39 (6), 1226-32;
Fournier-Farley C et al. Determinants of return to play after the nonoperative management of hamstring injuries in athletes. A Systematic Review. Am J Sports Med, 2016, 44 (8), 2166-72;
van der Horst N et al. Return to play after hamstring injuries: A qualitative systematic review of definitions and criteria. Sports Med 2016, 46 (6), 899-912.
#quadril #futebol #cirurgiaquadril #lesãoarticular #ortopedia #ortopedista #especialistaquadril