Blog

Lesão do Músculo Glúteo Médio

O músculo glúteo médio fica, como o nome já diz, na região glútea (nádega), e sua inserção tendínea se faz na região lateral do quadril. É o principal abdutor do quadril (movimento de abertura), sendo também fundamental para uma adequada marcha. A lesão deste músculo causa fraqueza na abdução, e também a claudicação, ou seja, a pessoa manca quando caminha.

 

Tal lesão ocorre com muito maior frequência nas mulheres (> 90%), e geralmente na faixa etária dos 50 aos 60 anos de vida. A queixa comum é a dor nas regiões posterior (glútea) e lateral do quadril, podendo irradiar para as regiões posterior e lateral da coxa.

 

O diagnóstico se faz com uma adequada avaliação médica (anamnese e exame físico), sendo o principal exame de imagem a ressonância nuclear magnética.

 

Caso seja diagnosticada uma lesão parcial, o tratamento conservador é efetivo, envolvendo medicações, acupuntura e fisioterapia. Uma lesão total do músculo glúteo médio geralmente não melhora com o tratamento conservador, estando indicada a cirurgia, onde é realizada a reinserção muscular, frequentemente acompanhada de algum reforço muscular e da retirada da bursa (bursectomia).

 

Assim, se você tiver uma dor posterior ou lateral do quadril e da coxa que não melhore com o repouso e alguma medicação por poucos dias, procure um especialista (pode não ser uma “bursite”). Sendo feito um bom diagnóstico, e pegando a lesão precocemente (geralmente parcial), pode-se evitar uma cirurgia.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O Quadril no Futebol

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Posts Recentes
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon